terça-feira, 1 de abril de 2014

A arte do brincar e do desenhar

 

 No início do desenho infantil, o que se vê é um emaranhado de linhas, traços leves, pontos e círculos, que ocupam todo espaço da folha. Pouco tempo depois, já se verifica uma cena mais complexa, com figuras humanas detalhadas.
Os rabiscos ganham complexidade conforme os pequenos crescem e, ao mesmo tempo, impulsionam seu desenvolvimento cognitivo e expressivo.
Uma das principais funções do desenho no desenvolvimento infantil é a possibilidade de representação da realidade, representando situações que lhe interessam. Trazer os objetos vistos no mundo para o papel é uma forma de lidar com os elementos do dia a dia.
Para auxiliar na evolução do desenho a turma 13, da tia Dândara, brincou de “Montando o corpo humano”.  Através desta brincadeira as crianças puderam reconhecer as partes do corpo e identificar a sua estrutura. A aprendizagem construída de maneira prazerosa e lúdica se torna significativa e as crianças terão maior domínio e segurança para representar a  sua realidade corporal em seu desenho. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário