segunda-feira, 28 de abril de 2014

Entrando no mundo da fantasia!

A turma da tia Bárbara está entrando no mundo da fantasia e imaginação ao ouvirem ou participarem das histórias contadas na Biblioteca Infantil.
 A contação de histórias visa:
* Provocar na criança amor à beleza, poder de observação, a atenção, a imaginação, a afetividade;
* Estabelecer ligação entre fantasia e realidade;
* Ampliar o vocabulário, a linguagem oral e escrita;
* Recontar a história ouvida procurando manter a sequência lógica dos fatos;
* Desenvolver o pensamento cultural e a personalidade das crianças.

A leitura dever ser cultivada desde a primeira infância. É muito importante quando a mãe conta histórias para o seu filho ainda bebê, pois mesmo sem interagir ou entender, este vai se sentindo confortável e concentrado, até o momento ao qual passa a ter entendimento do contexto criando prazer e admiração pelas histórias. (AGUILAR, 2013, p.1) 
As crianças devem ter um contato com a literatura mesmo antes de aprenderem a ler. Quando veem um adulto lendo ou contando uma história para ela, os pequenos começam a se interessar pelo mundo das palavras.




O jogo da letra C

O desenvolvimento da leitura e escrita desperta atenção pela importância que desempenha em todo o processo educativo. Dessa maneira, os jogos, sem dúvida, são meios facilitadores na descoberta desse processo.
A utilização de jogos para desenvolver habilidades de leitura e escrita devem ser motivadoras e significativas para os aprendentes, pois é necessário considerar situações em que o ler e o escrever tenham significado e estimulem a consciência fonológica,
Assim, a turma 37 da tia Tatiana, para conhecerem o som da letra C, a sua família silábica e algumas palavras iniciadas com essa letra realizaram um jogo muito divertido feito com material reciclado.
Primeiro tinham que rodar o cone e encontrar a sílaba pronunciada pela professora (CA, CE, CI, CO ou CU) depois tinham que identificar uma figura que iniciasse com a sílaba pronunciada e em seguida, encontrar o nome da figura.
Esse jogo além de estimular a consciência fonológica da família silábica C, desenvolve a leitura, a atenção e concentração.










quinta-feira, 24 de abril de 2014

Viajando pelo mundo da leitura


Iniciamos o livro do Programa de Leitura “O menino que aprendeu a ver”.
As crianças da turma 33 da tia Ellen, estão adorando, pois João não entendia as palavras e chegou a hora de ir para escola. Na escola aprendeu as letras e começou a entender tudo que estava a sua volta.
Como acontece com as crianças no 3º período! Começam a aprender a ler e a entender tudo que está a sua volta.



Psicomotricidade Aquática


Março mês de muito calor!
Nada melhor que aproveitar o clima e realizar as nossas aulas de psicomotricidade com a modalidade aquática.
Integrando o processo de aquisição da consciência fonológica as crianças da turma 36 participaram da brincadeira de encontrar as letras na piscina, correspondente aos sons que foram sendo pronunciados pela professora.
Foi um momento de muita alegria, diversão e aprendizagem!





Aula de Psicomotricidade


Nossa aula de psicomotricidade foi aquática, antes de desenvolvermos atividades dirigidas na água, aquecemos nosso corpo com atividades físicas. Foi uma tarde de muita alegria e descontração.


Brincando, se aprende!


Para sistematizar a letra B, as crianças participaram de uma divertida brincadeira. Onde estão as figuras cujos nomes iniciam-se com a letra B? Esse foi o desafio lançado pela professora Vanessa Brasileiro aos seus alunos.
As figuras ficaram espalhadas no tapete e dentre elas também tinha figuras cujos nomes iniciavam-se com outras letras. A turma foi dividida em dois grupos. Um grupo pegava as figuras e o outro grupo pegava as palavras. Em seguida formamos um painel na sala da letra B, associando figura e palavra.
Nessa atividade, além de trabalharmos o reconhecimento sonoro da letra B junto as vogais, o estímulo à leitura também fortaleceu essa brincadeira. Para registrá-la, as crianças copiaram a escrita coletiva de palavras iniciadas com a letra B.
A leitura é a base do processo de alfabetização e também da formação da cidadania. Ao ler u a criança desenvolve todo um potencial crítico: pensar, duvidar, questionar. "Ler é estimulante" (SILVA, 2009). Sem a escrita e a leitura o homem deixa de se comunicar adequadamente com seus semelhantes e se torna um ser insensato em relação ao mundo.



A turma 31 na aula de Lego Zoom


A educação tecnológica com o Lego desenvolve em nossos alunos competências de forma lúdica e prática, exploram talentos, intensificam as relações humanas e aprendem por múltiplos caminhos. Além disso, faz crescer qualidades pessoais, tais como: autonomia, iniciativa, criatividade, responsabilidade, trabalho em equipe, autoestima e interesse por pesquisa.
O Lego gera o envolvimento ativo do participante na formulação de hipóteses e exploração de ideias, que o possibilita discutir e colocar em prática sua maneira de pensar, avaliar resultados e construir argumentos.







quarta-feira, 2 de abril de 2014

O Pré-maternal visitando a Casa de Papai do Céu


As turminhas do Pré-maternal estão conhecendo e explorando o ambiente escolar. Na sexta-feira, 21/03/2014, conheceram mais um espaço da nossa escola. Espaço esse, muito importante no processo de formação dos nossos pequenos: a Capela!
As crianças cantaram, rezaram agradeceram e entregaram o ano à intercessão de Deus e de Nossa Mãezinha do Céu!







As descobertas do Pré-Maternal


As crianças do Pré-Maternal acabaram de entrar na escola e já estão experimentando as novidades desse novo ambiente.  
Para deixar à tarde ainda mais divertida, as turmas participaram de uma atividade sensorial, onde exploram o corpo com tintas e pinceis. A Brincadeira Sensorial é usada para ajudar as crianças a explorar a si mesmo e o mundo ao seu redor.
O primeiro anos de vida oferecem novas experiências para todos os sentidos. Portanto, este é um elemento essencial no desenvolvimento das crianças para  a exploração  e experimentação com seu corpo, brinquedos e meio ambiente.