Falar de artes para criança é um desafio para o professor, principalmente os da Educação
Infantil! Esse desafio consiste em deixar a criança fazer de sua maneira, mesmo que isso implique em alguns borrões e rabiscos! Mas tudo isso é arte, principalmente o que se refere a desconstrução!
Desconstruir, relaxar e soltar a criatividade! Essas são as palavra que todos educadores da Educação Infantil do CENSA vêm utilizando em suas aulas...
Neste ano de 2014, as crianças estão conhecendo e experimentando o estilo/ movimento artístico Impressionista!
Para falar com as crianças sobre esse assunto, as professoras contaram a história do pintor impressionista mais importante Claude Monet!
Quando Monet expôs pela primeira vez a obra “Impressão, nascer do sol”, em 1874, aos trinta e quatro anos, alguns críticos não gostaram. Acharam que este tipo de pintura, feita de borrões, era coisa de preguiçosos que não tinham paciência para terminar seus quadros. E daí apelidaram o estilo de impressionismo. Esses críticos podem ter achado ruim, mas a ideia de que a pintura era resultado da impressão do pintor – e não de um retrato fiel da realidade – foi, aos poucos, se tornando muito popular entre os amantes da arte.
A partir disso, as crianças começaram a visualizar as obras de Monet, percebendo que as pinturas ganham mais sentido ao serem vista de longe, pois os borrões se transformam em árvores, pontes, flores, trens e lagos! Monet pintava temas agradáveis, como jardins e flores.Ele pintava ao ar livre, sem misturar as tintas, com pincéis bem grossos.
As crianças tem aprendido com Monet e Degas, entre outros pintores impressionistas a diferença que a luz faz em uma pintura.
No 3°. Período, as meninas escolheram conhecer e pintar as obras de Degas: "As meninas", e"A bailarina" e os meninos escolheram pintar o "Trem na neve" de Claude Monet! Veja abaixo:


Nenhum comentário:
Postar um comentário