Este blog apresenta o dia-a-dia da Escola Infantil do CENSA - Campos dos Goytacazes - RJ. Neste espaço cada turma da Educação Infantil postará atividades, rotinas, aulas e muitas, muitas novidades importantes nesta fase tão especial da vida das crianças! A Educação Infantil deve ser espaço de socialização, formação de valores e aprendizados que serão importantes para o resto das suas vidas!
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
Crianças falando sobre arte na Educação Infantil!
O Impressionismo e as crianças - ExpoArt 2014
Falar de artes para criança é um desafio para o professor, principalmente os da Educação
Infantil! Esse desafio consiste em deixar a criança fazer de sua maneira, mesmo que isso implique em alguns borrões e rabiscos! Mas tudo isso é arte, principalmente o que se refere a desconstrução!
Desconstruir, relaxar e soltar a criatividade! Essas são as palavra que todos educadores da Educação Infantil do CENSA vêm utilizando em suas aulas...
Neste ano de 2014, as crianças estão conhecendo e experimentando o estilo/ movimento artístico Impressionista!
Para falar com as crianças sobre esse assunto, as professoras contaram a história do pintor impressionista mais importante Claude Monet!
Quando Monet expôs pela primeira vez a obra “Impressão, nascer do sol”, em 1874, aos trinta e quatro anos, alguns críticos não gostaram. Acharam que este tipo de pintura, feita de borrões, era coisa de preguiçosos que não tinham paciência para terminar seus quadros. E daí apelidaram o estilo de impressionismo. Esses críticos podem ter achado ruim, mas a ideia de que a pintura era resultado da impressão do pintor – e não de um retrato fiel da realidade – foi, aos poucos, se tornando muito popular entre os amantes da arte.
A partir disso, as crianças começaram a visualizar as obras de Monet, percebendo que as pinturas ganham mais sentido ao serem vista de longe, pois os borrões se transformam em árvores, pontes, flores, trens e lagos! Monet pintava temas agradáveis, como jardins e flores.Ele pintava ao ar livre, sem misturar as tintas, com pincéis bem grossos.
As crianças tem aprendido com Monet e Degas, entre outros pintores impressionistas a diferença que a luz faz em uma pintura.
No 3°. Período, as meninas escolheram conhecer e pintar as obras de Degas: "As meninas", e"A bailarina" e os meninos escolheram pintar o "Trem na neve" de Claude Monet! Veja abaixo:
terça-feira, 16 de setembro de 2014
Produção de frases contextualizadas: tema Dom Bosco
Neste post queremos ressaltar a prática da produção de frases desde a Educação Infantil!
Muitos professores de alunos não alfabéticos não trabalham com esta modalidade organizativa. No entanto, hoje muitos estudos comprovam a necessidade de produção de texto desde esta etapa.
Na Educação Infantil do CENSA, as crianças começam a trabalhar com a produção de frases no meado do 3°. período (Jardim 3), pois acredita-se que através da produção e revisão do escrita é que a criança vai aprendendo e construindo as habilidades necessárias para se tornar um escritor competente e criativo! As crianças iniciam o processo, registrando frases criadas coletivamente pela professora e os colegas de turma a partir de temas emergentes e atuais. Posteriormente, produzem frases a partir de imagens e só depois começam a fazer suas produções individualmente, usando a própria criatividade!
A imagem acima mostra a produção do aluno Lucas do 3°. Período, turma 35 sobre o tema do projeto atual: Dom Bosco!
Lucas é aluno da Educação Infantil do CENSA desde o maternal e sempre demonstrou muita sintonia com este Santo Fundador da nossa escola. É uma alegria ver e constatar toda crescimento social, afetivo e cognitivo de Lucas! Ele é u dos muitos exemplos de que o processo de alfabetização se inicia com o ingresso da criança na escola e através do apoio/parceria da família!
quinta-feira, 11 de setembro de 2014
Projeto sobre Dom Bosco
É muito bom estudar!!
Durante o primeiro semestre estudamos o projeto com o tema Copa do Mundo. Para continuarmos na proposta de atividades curriculares focadas no Projeto, resolvemos trabalhar com o tema Dom Bosco, em comemoração ao seu Bicentenário.
Quem foi Dom Bosco? Qual era sua missão com os jovens? O que ele ensinava para as crianças? Dentre tantas perguntas levantadas pelas crianças e ao mesmo tempo, encantadas com as suas histórias, estamos criando atividades para colocar em prática tudo aquilo que este homem generoso dedicou aos jovens.
Desta forma, nas Aulas de Artes, solicitamos que as crianças realizassem o autorretrato de Dom Bosco. Cada criança com seu jeito singular deu a sua melhor forma ao desenho. Vamos conferir algumas dessas criações realizadas através da observação da figura e representada livremente pela própria criança.
Comemoração ao Bicentenário de Dom Bosco - turmas 21 e 31
AS CRIANÇAS DAS TURMAS 21 E 31 TEM ESTUDADO E APROFUNDADO OS CONHECIMENTOS SOBRE AS HISTÓRIAS DA VIDA DE DOM BOSCO. HOMEM QUE SE DEDICOU AOS JOVENS PRIMANDO PELA INTEGRIDADE DA PESSOA HUMANA.
FUNDADOR DAS ESCOLAS SALESIANAS DE MENINOS E, EM SEGUIDA, CONHECEU MAZZARELLO QUE CONTINUOU ESTE TRABALHO COM AS MENINAS.
A PARTIR DESSAS VIVÊNCIAS AS CRIANÇAS DRAMATIZARAM UMA DAS HISTÓRIAS DE DOM BOSCO, OU SEJA, O SONHO QUE TEVE AOS 9 ANOS, MOMENTO EM QUE COMEÇOU A SUA VIDA A FAVOR DOS MENOS DESFAVORECIDOS.
As novas descobertas do Maternal
As crianças do Maternal tiveram um momento de degustação de frutas. As professoras, tem a preocupação de:
* Incentivar o consumo de frutas no cotidiano das crianças;
* Conhecer as diferentes tipos de frutas;
* Trabalhar os sentidos como: paladar, olfato, visão e tato;
As crianças ficaram felizes em compartilhar esse momento de experimentação com seus amiguinhos!
Outra atividade muito interessante, foi a de cortar e amassar papel! Ao utilizar a tesoura, a criança desenvolve o uso bilateral das mãos: mão dominante corta e a outra dá o suporte ao papel. Além disso, trabalha a concentração.
As turmas 12 e 15 e as tarefas de casa!
As turmas 12 e 15 das tias Vanessa Sanz e Aline, capricharam na tarefa de casa! Cada um escolheu uma fruta de sua preferência, pesquisou imagens da mesma e em seguida, escreveu o nome da fruta escolhida.
No dia seguinte, levaram a fruta para escola para realização da dinâmica das letras e para uma tarde de degustação com os colegas!
A dinâmica das letras consistiu em o aluno identificar a letra inicial do nome das frutas apresentadas e encontrá-la em meio a outras letras. Favorecendo assim, o reconhecimento e identificação das letras do alfabeto, além do estímulo a consciência fonológica, na medida em que o aluno começa a identificar a letra também pelo som.
Em consonância com FEVORINI (2013) "as funções da Lição de Casa são sistematizar o aprendizado de sala de aula, preparar para novos conteúdos e aprofundar os conhecimentos". Por isso, a importância da realização da atividade de casa diariamente.
Foi uma aprendizagem divertida, significativa e deliciosa!
terça-feira, 9 de setembro de 2014
É hora de Folclore!
Na semana
do folclore, os alunos do primeiro período tiveram a oportunidade de conhecer
uma das lendas da nossa cidade.
As
turmas 14 e 15 ouviram a respeito do Ururau da Lapa.
Para
enriquecer a imaginação das crianças, foi utilizado um Jacaré de pelúcia,
barquinho, sino, e fantoches que representavam o Coronel, a filha do coronel e
o suposto namorado.
As
crianças ficaram encantadas ao saber da lenda de um jacaré que ficava no fundo
do Rio Paraíba vigiando o sino da igreja.
As
aulas na Biblioteca Infantil despertam a curiosidade, a imaginação e a criatividade
das crianças. Momento de muita ludicidade e aprendizagem!
Assinar:
Comentários (Atom)






























